sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As abelhas e a polinização




Se o zumbido das abelhas só desperta em você uma vontade danada de sair correndo para evitar uma ferroada,é hora de rever suas atitudes.O "bzzzz",que faz muita gente tremer de medo,tem a nobre função na natureza de colaborar com a função de algumas plantas.
A maioria das plantas com flores,as chamadas angiospermas,se reproduzem sexuadamente,isto é,precisam que os gametas masculinos se encontrem com os femininos para dar origem a uma nova planta.Em outras palavras:os grãos de polém,que são produzidos na antera,parte masculina da flor,precisam chegar ao estigma e descer até o ovário,parte feminina da flor.Aí,os óvulos são fecundados pelo pólen e transformam-se em sementes,que guardam o embrião de novas plantas.
Mas como esse encontro acontece se a planta não se locomove?Algumas aves como o beija-flor,e muitos insetos como as abelhas,realizam esse trabalho,que é chamado de polinização.


As abelhas nem descofiam de que cumprem essa função na natureza de maneira muito original.Ao pousarem sobre as flores e contraírem os músculos de suas asas,o que gera aquele zumbido que conhecemos,elas provocam a maior tremedeira.A vibração é tanta que faz uma explosão dentro da antera.E aí...pufff...forma-se uma nuvem de grãos de pólem sobre a abelha,que voa cheia desses grãos em direção a outra flor e os deixa sobre seu estigma.Pronto!Está feita a polinização.
Vale lembrar que para isso acontecer é preciso existsr a combinação de certas epécies de abelhas com um grupo específico de flores.As mamangavas,por exemplo,combinam muito bem com as plantas chamadas quaresmeiras e juá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário