quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marimbondos ou vespas



As vespas, também muito conhecida no Brasil como marimbondos (ou zangões), são insetos pertencentes as famílias Vespidae, Sphecidae ou Pompilidae da ordem Hymenoptera.

Os marimbondos se alimentam de outros insetos como cupins, gafanhotos, formigas, lagartas, mosquitos, já na fase adulta, preferem se alimentar do néctar das plantas.


O material usado para fazer a casa do marimbondo vai depender de cada espécie, mas o mais usado são as fibras raspadas de troncos e galhos de madeira morta. “É muito difícil estabelecer um padrão de construção para todos, pois só no Brasil existem cerca de 500 espécies de vespas. Algumas delas, por exemplo, incorporam aos seus ninhos materiais como barro e pêlos vegetais”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual paulista (Unesp) de Rio Claro (SP).



Construção do lar

1.A primeira etapa da construção de uma casa é a aquisição da matéria-prima. Para isso o marimbondo raspa com sua mandíbula a fibra de madeiras mortas, como galhos de árvores e troncos caídos. Em seguida, ele mastiga essa fibra e a mistura com água e com a própria saliva.
2.A fibra amolecida é regurgitada pelo marimbondo no local onde ele pretende construir a casa. A modelagem dos favos e do invólucro do ninho é feita com as patas dianteiras e com as mandíbulas. Normalmente, a construção leva apenas alguns dias para ficar pronta.
3.As casas de marimbondos são semelhantes às das abelhas. Elas são divididas em favos, que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. Esse mel meio nojento é produzido para consumo interno dos marimbondos. A rainha do grupo vive no centro da construção.

2 comentários: